Campanha de vacinação contra a gripe H1N1 vai até 20 de maio

A campanha nacional de vacinação contra a gripe, vírus influenza A (H1N1) e B, é promovida pelo Ministério da Saúde, e vai de 30 de abril a 20 de maio em todas as cidades do país.

Podem se vacinar idosos a partir dos 60 anos, gestantes e crianças de seis meses até cinco anos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.

Em Pilar do Sul a vacinação acontecerá nas seguintes unidades da rede básica de saúde: Terezinha de Moraes Arsilla (Campo Grande), Helena de Proença Lacerda (Centro) UBS Maria Cândida Soares (Cananéia), PAM Cecília Urias de Moura (Nova Pilar), UBS Genésio Castanho (Colinas), UBS Aline Fernanda de Campos (Pombal) e PAM Nelson Dias de Góes (Paineira).

H1N1 – É uma doença transmitida por um novo tipo de vírus da mesma família que transmite a gripe. A influenza H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação da gripe tipo A ou gripe suína.

Os sintomas da doença são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar os pacientes à morte.

PREVENÇÃO - O Ministério da Saúde reforça que além da vacinação a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por gripe. Medidas de higiene, como lavar sempre as mãos água e sabão ou utilizar álcool nas mãos, evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar.

Realização: Ministério da Saúde e Prefeitura Municipal de Pilar do Sul, por intermédio do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar.
No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

PUBLICIDADE