Companhia de Teatro de Pilar do Sul é selecionada pelo Projeto Ademar Guerra 2016

Grupo Escarafunchar passa a integrar o Programa de Qualificação em Artes
Escarafunchar em apresentação no SESI / Foto: Divulgação.

A partir de abril, o Grupo de Teatro Escarafunchar, da cidade de Pilar do Sul, receberá orientação artística do Projeto Ademar Guerra – 2016. Os encontros de orientação serão realizados duas vezes por mês, durante o período de abril a outubro, quando a companhia terá o acompanhamento técnico e artístico de um profissional conceituado de teatro. O Projeto faz parte do Programa de Qualificação em Artes da Secretaria da Cultura do Estado, gerenciado pela organização social POIESIS.

Entre as diversas formas de orientação que fazem parte do projeto, o Grupo de Teatro Escarafunchar fará parte da metodologia de núcleos estáveis, que tem como objetivo o aprofundamento do trabalho do grupo pela experiência do processo de criação e montagem de um espetáculo. O mesmo poderá ser dirigido pelo artista-orientador, caso o grupo não possua um e tenha interesse em formar seu próprio profissional. Nesse caso, a orientação terá o foco em direção de elenco.

Entre os dias 12 e 17 de abril o Programa de Qualificação em Artes realizará sua abertura formal no festival “Abril para Cena” em Registro, que contará com a presença de representantes dos grupos da edição 2016 do Projeto Ademar Guerra e apresentação de espetáculos do Programa de Qualificação em Artes.

Saiba mais

Programa de Qualificação em Artes

A partir de 2014, a Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo realiza, por meio de contrato de gestão com a POIESIS – Organização Social de Cultura, o Programa de Qualificação em Artes. A iniciativa é composta pelos Projetos Ademar Guerra (Teatro) e Qualificação em Dança. 

Sua ação principal é a orientação artística a grupos, companhias ou coletivos no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, exceto capital. Essa proposta tem como base a experiência bem sucedida do Projeto Ademar Guerra, realizado há 18 anos, tornando-se exemplo de política pública de formação em arte.

Projeto Ademar Guerra – Teatro

O Projeto Ademar Guerra foi criado em 1997 com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos de teatro em atividade no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo. Esta ação se dá por meio da contratação de artistas-orientadores para atuarem junto aos grupos selecionados, acompanhando seus projetos de pesquisa e montagem de espetáculos, possibilitando o intercâmbio de informação e experimentação de novas linguagens cênicas para diretores, produtores, atores, cenógrafos, iluminadores e figurinistas. A orientação artística visa à valorização desses grupos, fomentando a formação de plateia e a vida cultural das comunidades que não dispõem de escolas ou cursos na área artística, fortalecendo, assim, a produção teatral dessas cidades.

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura
No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

PUBLICIDADE