Eleições 2016: prazo para regularizar o título de eleitor se encerra na quarta-feira

Para tirar o título ou transferir o domicílio eleitoral, o eleitor de Pilar do Sul deve se dirigir ao Cartório Eleitoral de Piedade.
Cartório Eleitoral de Piedade / Foto: Sérgio Santos.

Os cidadãos adultos e os jovens de 16 e 17 anos que pretendam votar nas eleições municipais de 2016 e o eleitor que mudou de município tem até a próxima quarta-feira, 04 de maio, para tirar o título de eleitor. Este é o prazo final para alistamento eleitoral e transferência de domicílio determinado pelo TSE - Tribunal Superior Eleitoral.

Esta também é a data final para o eleitor que mudou de residência dentro do mesmo município pedir a alteração de endereço no seu título eleitoral. O prazo vale, ainda, para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicite sua transferência para uma seção eleitoral especial, a fim de que possa exercer o direito ao voto com mais tranquilidade e sem obstáculos de ordem urbana.

A orientação é não deixar para a última hora. Quem antecipar a ida ao cartório eleitoral poderá evitar as filas nos dias que antecedem o fechamento do cadastro de eleitores para o pleito deste ano.

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos, conforme o artigo 14 da Constituição Federal. Pode se inscrever para votar o jovem que completar 16 anos até o dia da eleição, em 2 de outubro.

Documentos
Quem for tirar o título de eleitor pela primeira vez deve comparecer ao cartório eleitoral com documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de quitação militar para os homens. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o novo modelo de passaporte não são aceitos para efeito de inscrição eleitoral.

No caso de transferência, o cidadão deve levar o título de eleitor, comprovantes de votação ou de justificativa feita em eleições anteriores, documento de identificação e comprovante de residência recente.

Cartório em Piedade
Com o fechamento do Posto de Atendimento Eleitoral de Pilar do Sul, ocorrido no ano passado (leia aqui), para retirar o título ou fazer a transferência do domicílio eleitoral, os eleitores pilarenses devem se dirigir ao Cartório Eleitoral do município de Piedade-SP.

Nivaldo Dias de Moraes, chefe do Cartório Eleitoral da 89ª zona eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), explicou que o recadastramento biométrico não será obrigatório nas eleições deste ano. “Aqueles que já tem título eleitoral podem e devem votar normalmente nessas eleições, sem fazer a biometria. O prazo para o recadastramento biométrico está previsto para se estender até maio de 2018”. 

Nivaldo explicou que não está disponível o agendamento para atendimento e recadastramento biométrico, já que o sistema está lotado, e que o agendamento só será regularizado a partir da segunda quinzena do mês de novembro de 2016.

Serviço
Cartório Eleitoral do TRE
Rua Dr. Campos Sales, 66 - casa 02
(atrás do mercado municipal)
Centro – Piedade – SP
Telefone: (15) 3244-2088 ou 3244-5132.


COMUNICADO – JUSTIÇA ELEITORAL

A 89ª ZONA ELEITORAL DE PIEDADE, COMUNICA QUE, POR DETERMINAÇÃO LEGAL, O PRAZO FINAL PARA ALISTAMENTO (TIRAR O TÍTULO), REVISÃO (ALTERAR DADOS CADASTRAIS E LOCAL DE VOTAÇÃO) E TRANSFERÊNCIA DE TÍTULO ELEITORAL SE ENCERRARÁ NO DIA 04/05/2016.

A FIM DE EVITAR FILAS DESNECESSÁRIAS, ESCLARECE QUE O RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO NÃO É OBRIGATÓRIO PARA AS ELEIÇÕES 2016, OU SEJA, AQUELES QUE JÁ TEM TÍTULO ELEITORAL PODEM E DEVEM VOTAR NORMALMENTE NESSAS ELEIÇÕES SEM FAZER A BIOMETRIA.


POR FIM, INFORMA QUE A PARTIR DA SEGUNDA QUINZENA DO MÊS DE NOVEMBRO DE 2016 SERÁ NOVAMENTE DISPONIBILIZADO AGENDAMENTO PARA ATENDIMENTO, O QUAL NESTA DATA ENCONTRA-SE LOTADO E, PORTANTO, INDISPONÍVEL.


O PRAZO PARA O RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO ESTÁ PREVISTO PARA SE ESTENDER ATÉ MAIO DE 2018. NOS CASOS DE URGÊNCIA ATENDEREMOS SEM AGENDAMENTO, PORÉM CONFORME DISPONIBILIDADE PARA ENCAIXE NA LISTA DE AGENDAMENTOS EXISTENTE.


AGRADECEMOS A COMPREENSÃO E COLABORAÇÃO DE TODOS.


Nivaldo Dias de Moraes
Chefe de Cartório
89 ZE - PIEDADE - SP
FONE (15) 3244-5132 
No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

2 comentários:

coeio disse...

Bom dia ,quem paga a despesa o eleitor vai sair de pilar do sul até piedade, tem custo e quem arca com o custo do cidadão,,, se o interesse e dos políticos ,,,, e aí pessoal vamos cobrar as despesas ,,,,,,

Tom disse...

Pilar vai ficar sem eleitor!!!!!!!
Porque desativaram cartório eleitoral daqui?

Postar um comentário

PUBLICIDADE