Pilar do Sul celebra hoje 139 anos de fundação da 'Vila do Pilar'

Pilar do Sul comemora nesta terça-feira, 11 de maio, 139 anos de fundação da “Vila do Pilar”, evento que antecedeu a proclamação de município - o que só ocorreria, de forma definitiva, 59 anos depois, em 1936.

Por isso, o município comemora dois aniversários, o de emancipação política e administrativa, conquistado em 5 de novembro de 1936, e também o aniversário de fundação da então Vila, ocorrido em 11 de maio de 1877.

E para celebrar, a Prefeitura promove hoje diversos atos cívicos alusivos a data.

As oito horas da manhã ocorreu o hasteamento das bandeiras do município, do estado de São Paulo e do Brasil, na Praça Cel. Fernando Prestes, no centro. As 16 acontecerá o arriamento dos pavilhões, no mesmo local.

As 19h30, no auditório da Secretaria de Educação, acontecerá uma solenidade comemorativa e entrega da medalha Fundador João Batista Ribeiro aos cidadãos Amélia Kimie Honda dos Santos, Edson Dantas dos Santos e João Bento Mariano, personalidades que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do município.

Ontem, 10 de maio, a Câmara Municipal realizou uma Sessão Solene alusiva ao 139º aniversário de fundação do município e concedeu títulos de cidadão pilarense a Bráulio Theodoro Machado, Cecília Aparecida A. Vieira Coelho e Hélio Kiyoshi Horigome, de cidadão benemérito a Agostinho Pinheiro dos Santos e Gumercindo Antunes Proença.

Na mesma solenidade foram concedidas a medalha do mérito legislativo "Tenente Almeida" ao cidadão Octávio de Miranda Souza e a medalha do mérito legislativo "Maria Vieira de Santana" a cidadã Oscalina Mendes de Almeida.

Comemorações continuam até 25 de maio

Nos dias 14 e 15, no recinto Chico Mineiro, haverá a Mostra Cultural Gaúcha, organizada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho de São Paulo e Grupo de Danças Gaúchas Tropeiros da Nascente. Neste evento haverá apresentações de grupos de diversas cidades do estado, baile gaúcho no sábado e cavalgada no domingo.

Já no dia 20 às 16h será inaugurada a Praça Luiz Trentini e no dia 21 haverá uma tarde de lazer e apresentações artísticas comemorativa a nova praça. 

Na manhã do dia 21, às 9h, acontecerá um jogo de futebol dos veteranos no campo da Associação Comercial (antigo campo da AAP).

Por fim, a Tropeada 2016, evento que celebra a tradição tropeira precursora de diversos municípios da região e que tem início no dia 17, em Itararé, passará por Pilar do Sul no dia 25 e fará pouso no Recinto Chico Mineiro, onde será oferecido ao grupo um jantar, parceria da Prefeitura e da Associação Tropeira. No dia seguinte a comitiva segue para Piedade. A Tropeada encerra seu encontro de 2016 no dia 29 de maio, em Sorocaba, com o desfile dos tropeiros.

Da Redação, com informações da / Prefeitura de Pilar do Sul / Sectur 

Sargento Márcio, comandante da PM, vice-prefeito Angelo Paiotti e Ilza Brisola, coordenadora da educação, participaram do hasteamento das bandeiras. Fotos: Divulgação.

No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

PUBLICIDADE