Debate entre os candidatos a prefeito de Pilar do Sul será na sexta-feira

Assessorias de dois candidatos assinando o documento. Toninho da Padaria ainda não respondeu o convite/Foto: Divulgação.
O DCE – Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Sorocaba (Uniso) marcou para a próxima sexta-feira (23/09) às 19h30, no Salão Pio X, o debate entre os candidatos a prefeito de Pilar do Sul.

Segundo Nicole Carvalho, presidenta do DCE e vice-presidenta regional da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE), dois candidatos, Angelo Paiotti (PTB) e Daniel Nunes, o Coureiro (PT), já confirmaram presença, enquanto que Antonio José Pereira, o Toninho da Padaria (DEM), ainda não respondeu ao convite dos estudantes para participar do importante debate.

No sábado (17) foi realizada uma reunião entre o DCE e as assessorias dos candidatos Paiotti e Daniel, através de Sue Ellen de Almeida Domingues e Janaina Tayná, onde foram acertados os últimos detalhes e assinatura do documento, confirmando a presença e concordando com as regras do debate, que será protocolado nesta segunda-feira (19) no Tribunal Regional Eleitoral, em Piedade-SP,

Segundo Nicole Carvalho, o debate terá cinco blocos iniciando com as apresentações de cada um dos candidatos respondendo a pergunta inicial “porque quer ser prefeito de Pilar do Sul?”. Depois eles responderão a perguntas formuladas por jornalistas e profissionais da imprensa, estudantes e profissionais da educação, de membros da comunidade, previamente inscritos, e de candidato para candidato.

As perguntas deverão ser formuladas de acordo com os seguintes temas: Abastecimento de água, acessibilidade, assistência social, corrupção, cultura, educação, esportes, geração de empregos, habitação, iluminação pública, impostos e taxas, juventude, lixo, meio ambiente, parques e praças, pavimentação, saúde, segurança, saneamento básico, transito e transporte coletivo.

O debate terá uma Comissão de Ética, formado pelos diretores do DCE Uniso que residem em Pilar do Sul, que será responsável para decidir sobre direito de resposta e dirimir quaisquer outras dúvidas relativas ao debate.

Os interessados em formular perguntas ao candidatos deverão enviá-las ao e-mail presidenciadceuniso@gmail.com ou entrar em contato com Nicole Carvalho pelo celular 15 98174-5838 e se apresentar no local do debate com meia hora de antecedência.


Regras para o Debate com os candidatos à Prefeitura de Pilar do Sul/2016

Data: 23/09/2016
Horário: 19h30
Local: Salão Pio X 
Organização: Diretório Central dos Estudantes da Uniso

As regras serão as seguintes:

1. a) O debate será dividido em cinco (5) blocos, com um intervalo de dois (2) minutos entre eles, durante os quais um (1) assessor poderá manter contato com o candidato (tempo total dos breaks: oito (8) minutos);

b) A disposição dos locais em que ficarão e a ordem de entrada de cada candidato serão definidas por sorteio, em reunião, com a presença dos representantes de cada candidato.  A apresentação dos candidatos se dará a partir da leitura de um currículo pessoal, que deve ser enviado pelos assessores com até (1000) mil caracteres, para o e-mail presidenciadceuniso@gmail.com. (tempo previsto para apresentação: Dez (10) minutos); 

c) O direito de resposta será concedido no caso do candidato se sentir moralmente ofendido, sendo que o tempo a ser utilizado para a resposta será, no máximo, equivalente ao tempo ocupado pelos candidatos naquele bloco. O pedido deverá ser encaminhado, pelos assessores, à Comissão de Ética formada pelos diretores do DCE UNISO que residem em Pilar do Sul.

d) Para orientação sobre o tempo disponível, os candidatos receberão um sinal de 30 segundos antes do final de cada fala. Caso o candidato desrespeito o tempo limite estabelecido para perguntas e respostas, o áudio será cortado. 

e) O tempo previsto para a duração do debate é de 138 minutos, distribuídos em 10 minutos de apresentações, 08 minutos de breaks, 110 minutos de tempo real de debate, 10 minutos para os sorteios em cada bloco (tempo total de sorteios). 

f) Os candidatos devem estar no local do debate com 30 minutos de antecedência. 

g) Dentro do local do debate, cada candidato poderá ser acompanhado por uma equipe de até dez (10) pessoas (incluindo assessores e técnicos para registro de imagem) nas quais terão os lugares reservados. 

h) O uso de imagem e som captados durante o debate ficará a critério de cada candidato e o DCE UNISO não tem qualquer responsabilidade sobre a utilização que se faça desse material.

i) O debate será realizado com a presença de pelo menos dois candidatos. Se comparecerem apenas um candidato, o debate se dará em forma de entrevista, respeitando a sequência dos blocos. O prisma com o nome do candidato será mantido, mesmo em sua ausência, e a cada início dos blocos deverá ser informada e/ou justificada a ausência.

j) O DCE UNISO reserva o direito de estabelecer parcerias com meios de comunicação para transmitir o debate ao vivo ou mesmo retransmiti-lo em suas dependências. 

2. 1º Bloco. Apresentação. Cada candidato terá três (3) minutos para fazer suas considerações iniciais e responder “Por que quer ser Prefeito de Pilar do Sul?”. A ordem de fala será definida por sorteio. (Duração prevista: 15 min) 

3. 2º Bloco. Candidatos respondem perguntas da imprensa. Veículos jornalísticos serão convidados pela organização do encontro a indicar um representante para fazer uma pergunta a um candidato. Ficando assim estabelecido três (3) perguntas para os jornalistas. Haverá sorteio para definir quem pergunta e quem responde, de modo a assegurar que todos os candidatos respondam uma vez. Tempos: um (1) minuto para a pergunta, três (3) minutos para a resposta, sem direito à réplica. (Duração prevista: 20 min)

4. 3 ° Bloco. Candidatos respondem perguntas formuladas por estudantes e professores de Pilar do Sul. As questões para esse bloco deverão ser específicas e direcionadas aos candidatos de interesse. As perguntas deverão ser selecionadas por uma comissão estabelecida pela organização do debate. Ficando assim estabelecido seis (6) perguntas. A ordem de quem pergunta e quem responde será definida por sorteio, assegurando-se que todos respondam uma vez. Tempos: trinta (30) segundos para a pergunta, três (3) minutos para a resposta, sem direito à réplica. (Duração prevista: 17,5 min)

5. 4º Bloco. Candidatos perguntam entre si. Todos respondem a uma questão de um adversário e fazem uma pergunta a um concorrente. A definição de quem pergunta e quem responde se dará por sorteio. Tempos: um (1) minuto para a pergunta, três (3) minutos para a resposta, um (1) minuto para a réplica, dois (2) minutos para a tréplica. (Duração prevista: 35 min)

6. 5º Bloco. Candidatos respondem a perguntas da comunidade. A comunidade, presente no auditório, no dia do debate, encaminhará, por escrito, perguntas genéricas aos candidatos. Ficando assim estabelecido quinze (15) perguntas. A comissão estabelecida pela organização do debate fará uma seleção das perguntas. A definição de quem pergunta e quem responde se dará por sorteio. Tempos: trinta (30) segundos para a pergunta, três (3) minutos para a resposta. Na sequência, mais dois (2) minutos para as considerações finais, com ordem definida por sorteio. (Duração prevista: 22,5 min)

7. Os temas para as perguntas serão: Abastecimento de água, acessibilidade, assistência social, corrupção, cultura, educação, esportes, geração de empregos, habitação, iluminação publica, impostos e taxas, juventude, lixo, meio ambiente, parques e praças, pavimentação, saúde, segurança, saneamento básico, transito e transporte coletivo. 

Beatriz Nicole Reisanskas de Carvalho
Presidenta do DCE UNISO 
Vice Pres. Regional da União Estadual dos Estudantes de SP
No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

1 comentários:

Angelo Bortolini disse...

Parabéns pela ideia, porem é necessário que a organização do debate tenha uma postura apartidária!

Postar um comentário

PUBLICIDADE