Pilar do Sul bate a meta do IDEB de qualidade no ensino público

Das 10 escolas da cidade, nove aumentaram seus índices. Escolas Iha e Odilon são as primeiras no ranking municipal

O Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), divulgou nesta quinta-feira, 8 de setembro, o resultado do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, referente ao ano 2015.

O IDEB é divulgado a cada dois anos e avalia a qualidade do ensino nas escolas em todo o país, através de análise do nível de aprendizado e de evasão escolar (ou repetência) e serve de parâmetro para planejamento de ações pedagógicas e investimentos que resultem na melhoria da qualidade da educação em nosso país. 

Pela quinta vez seguida, o índice aponta um avanço na qualidade do ensino em Pilar do Sul, que saltou de 4.7 em 2005 para 6.5 em 2015, superando a meta prevista para este ano, que era de 6.0 para o 4ª série (5º ano), e de 4.2 para 5.4 para a 8ª série (9º ano), alcançando a meta estipulada pelo Plano Nacional de Educação (PNE). Veja a planilha com os dados:



O que chama a atenção no IDEB deste ano é que, das 10 escolas do município, nove melhoraram os seus índices. Apenas a escola Massajiro Ogawa, que foi o grande destaque no IDEB anterior, com índice 7.5 e o primeiro lugar no ranking municipal, caiu para o terceiro lugar com 6.3, mas, ainda assim, continua acima da meta estipulada para a escola, que era de 6.0.

Das escolas municipais, o destaque fica para a escola Hilda Holtz Carvalho que subiu de 5.5 para 6.4, ficando atrás somente da Escola Iha, que saltou de 5.9 para 6.8 e reconquistou o 1º lugar, que havia perdido para o Massajiro em 2013. Apenas a escola Narcizo José não alcançou a meta, mas subiu de 5.6 para 5.9 ficando apenas um décimo da meta estipulada pelo PNE.

Já nas escolas estaduais, anos finais do ensino fundamental (6° ao 9° ano), a ordem de classificação não se alterou, mas todas elas melhoraram os seus índices, com destaque para a escola Cida Rechineli, que em 2011 apresentou um desempenho muito negativo, com índice 3.6, subiu para 3.9 em 2013 e agora saltou para 4.8, ficando à apenas um décimo da meta, que era 4.9.

Na rede estadual a escola Odilon segue soberana à frente das demais com a melhor avaliação do IDEB. Veja a planilha:



Integrante da rede municipal, a escola Saturnino Dias de Góes, no Bairro da Paineira, assim como aconteceu em 2011 e 2013, não aparece na avaliação do IDEB deste ano. A escola não tinha o número mínimo de alunos exigidos pelo MEC para participar da Prova Brasil, um dos componentes da pesquisa e, portanto, não foi avaliada.

O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado em 2005 para medir a qualidade de cada escola, de cada ensino e para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola dos seus filhos.

O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6.0 até 2022, correspondendo à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

Assim, para que o IDEB de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

Visão geral sobre o Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Com o Ideb, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo. A combinação de ambos tem também o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb ou Prova Brasil, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema. O Ideb vai de zero a dez.

O Ideb também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE, para a educação básica, que estabelece como meta que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos. (Fonte: Portal IDEB).
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Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
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1 comentários:

O cidadão disse...

Parabéns aos administradores municipais...sinal que são competentes e sabem o que fazem. Isso é importante...isso transforma a vida social...o resto, é resto...

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