Rotary e ABPH realizam nesta sexta-feira testes gratuito de Hepatite C em Pilar do Sul

A Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH), em parceria com o Rotary Club, realiza um mutirão de testes rápidos de Hepatite C, direcionado para homens e mulheres com mais de 40 anos. 

Em Pilar do Sul o evento acontece nesta sexta-feira, 9 de setembro, das 9 horas às 16 horas, na Praça Cel. Fernando Prestes, no centro.

A campanha busca quebrar o grande silêncio que existe sobre a doença, diagnosticando portadores do vírus, que desconhecem a situação que se encontram. A doença é assintomática até as suas fases mais avançadas e, geralmente, quando o portador percebe os primeiros sintomas, já é tarde demais e a única possibilidade de cura seria um transplante de fígado.

Brasil tem 3 milhões de portadores de Hepatite C

Quem lidera o projeto global é justamente o Brasil, onde cerca de três milhões de pessoas são portadoras da Hepatite C. Esse número poderia encher 50 estádios como o Maracanã, no Rio de Janeiro.

No mundo, há meio bilhão de pessoas que carregam os vírus das Hepatites B e C e, absurdamente, apenas 5% dos casos estão diagnosticados.

A Hepatite C mata duas vezes mais do que a AIDS. Somente nos EUA, em 2015, a Hepatite C matou mais do que todas as doenças infecciosas juntas. Mas, se descoberta e tratada a tempo, ela tem cura.
    
Pessoas com mais de 40 anos precisam se testar, pelo menos uma vez na vida. Os testes são gratuitos.

“A campanha deste ano defende a ideia de que o exame de sangue simples, conhecido como hemograma completo, deveria incluir, automaticamente, o teste rápido das Hepatites B e C. Somente esta iniciativa diagnosticaria centenas de milhares de pessoas e salvaria a vida de todas elas”, destaca Humberto Silva, presidente da Associação Brasileira de Portadores de Hepatites (ABPH). 

Para Pilar do Sul a ABPH disponibilizou 100 kits para a realização dos testes. O resultado fica pronto em até 20 minutos. Público alvo, preferencialmente, pessoas acima de 40 anos e pessoas de qualquer idade com tatuagem. 

Serviço:

Evento: Mutirão de testes para Hepatite C
Data/Horário: 09 de setembro - das 9h às 16h
Local: Praça Cel. Fernando Prestes, no centro.
Realização: Associação Brasileira de Portadores de Hepatites e Rotary Club de Pilar do Sul
Observação: testes gratuitos
Mais informações no site: www.hepatitezero.com.br
Contatos: Maria Cecilia, do Rotary Club de Pilar do Sul, pelo celular: (15) 99670-4822
Apoio: Prefeitura de Pilar do Sul, Secretarias de Saúde e Bem Estar e de Cultura e Turismo
Participação: Konect cursos profissionalizantes e Farmácia Droga Vida
Patrocínios:  Farmácia Vitallis, Padaria União e Pizzaria Pilar (do Erick)
Colaboração: Interact Club

Sobre a ABPH

A iniciativa do “Hepatitis Zero Project” partiu de um sonho de um sobrevivente do vírus, o brasileiro Humberto Silva, que venceu a doença após carregá-la por 38 anos, sem nunca desconfiar. Ele fez um voto de mudar a situação no mundo e, atualmente, junto ao Rotary Internacional, mobiliza ações para erradicar a doença.

Criada em 2012, a Associação Brasileira de Portadores de Hepatites (ABPH) tem como objetivo trazer à luz os quase 3 milhões de brasileiros infectados com os vírus da hepatite C, ou que ainda vivem sem saber que estão doentes.
A Organização também fomenta a missão de advogar a causa, divulgá-la e criar maneiras para os que já estejam diagnosticados possam ter tratamento de qualidade em busca da cura da doença.

A ABPH tem atendimento nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Recife e, em breve, também em Belo Horizonte.

Saiba mais em www.hepatite.org.br ou https://pt.wikipedia.org/wiki/Humberto_Silva

No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

PUBLICIDADE