Agricultura: 7º Bunkyo Rural sobre fruticultura em Pilar do Sul tem público recorde

Celso Mizumoto, coordenador do 7º Bunkyo Rural; Fabio Maeda, Roberto Rodrigues, Kazoshi Shiraishi, e Tomio Katsuragawa, presidente da comissão Bunkyo Rural / Foto: Francisco Noriyuki Sato.
A Comissão Bunkyo Rural realizou nos dias 9 e 10 de setembro, em Pilar do Sul (SP), o 7º Encontro Bunkyo Rural, com o tema “Fruticultura, Desafios para a Sustentabilidade”.

O evento deste ano, coordenado por Celso Mizumoto, aconteceu no auditório da Secretaria da Educação da cidade e contou com a presença da prefeita Janete Pedrina de Carvalho Paes entre as autoridades.

O ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues; Akiyoshi Miyata, especialista japonês em citricultura e chefe do Centro de Tecnologia Agrícola de Yamaguchi, e o presidente da CAMTA – Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu, Michinori Konagano foram os detaques de uma programação repleta de informações ligadas ao tema principal.

Houve também palestra e demonstração do uso do drone na agricultura e sobre técnicas de pulverização, além de debates sobre a produção sustentável com a preservação ambiental, liofilização de frutas e novos meios de embalagem e distribuição das frutas. A programação atraiu um público de 220 pessoas. 

No dia seguinte, os participantes puderam conhecer as plantações de uva Pilar Moscato, de caqui Fuyu, de Dekopon e de Atemóia, da família Morioka, que está na sua quarta geração de produtores na cidade, recebendo orientação do engenheiro agrônomo Sérgio Masunaga, da APPC – Associação Paulista dos Produtores de Caqui, e do professor Akiyoshi Miyata.

Todas as refeições foram preparadas pelos jovens e senhoras da Associação Cultural Desportiva de Pilar do Sul (kaikan Pilar). Fonte: Portal Nikkei (Colaborou: Francisco Noriyuki Sato)

As edições anteriores deste evento foram realizadas em cidades com forte influência das principais escolas agronômicas do estado, entre elas Pompéia, Araçatuba, Presidente Prudente, Mogi das Cruzes, São Paulo e Piracicaba (ESALQ/USP).

A prefeita Janete Carvalho disse que  para Pilar do Sul receber esse evento é motivo de orgulho e reconhecimento pelas nossas potencialidades agrícolas e vocação agropecuária.

“Nesse âmbito, vejo que precisamos intensificar o propósito de trazer para nossa cidade uma escola técnica ou de graduação na área de agronomia. Tenho procurado parcerias, mas sempre faltou interesse das universidades e instituições, vamos continuar a busca, quem sabe com esses resultados crescentes poderemos sensibilizá-los. Vamos continuar tentando, tenho confiança que conquistaremos, com o apoio desses novos parceiros”.

ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues
presidente do Bunkyo Rural Tomio Katsuragawa
vice-Consul do Japão no Brasil Takeshi Ihara. 


Akira Morioka, presidente da Cooperativa Agroindustrial APPC, 


Celso Mizumoto, Luiz Henrique, Roberto Rodrigues, Janete e Tomio Katsuragawa / Foto: Divulgação.
Comitiva visitando propriedade rural em Pilar do Sul / Foto: Divulgação.
Comitiva visitando propriedade rural em Pilar do Sul / Foto: Divulgação.
Comitiva visitando propriedade rural em Pilar do Sul / Foto: Divulgação.
Abertura oficial do evento na Secretaria de Educação / Foto: Divulgação.
Prof. Akiyoshi Miyata, chefe do Centro de Tecnologia Agrícola de Yamaguchi. Foto: Francisco Noriyuki Sato
No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

PUBLICIDADE