Mais de 21 mil eleitores vão às urnas neste domingo eleger prefeito, vice e vereadores em Pilar do Sul

Em Pilar do Sul 21.344 eleitores vão as urnas neste domingo, 02 de outubro, para votar e eleger o prefeito, o vice-prefeito e os 11 vereadores que irão governar a cidade nos próximos quatro anos. Segundo o TRE – Tribunal Regional Eleitoral, são 976 eleitores a mais que a última eleição municipal ocorrida em 2012.

Pilar do Sul ainda não possui uma zona eleitoral própria e, assim como o município de Tapiraí, pertence a 89ª Zona Eleitoral de Piedade, que informou na manhã deste sábado (01) os locais de votação e justificativa.

Apenas um local de votação sofreu alteração. As seções 38 e 39 foram transferidas do Centro Comunitário para a escola municipal Terezinha Proença Yasuda (Pemps), também no centro. Neste mesmo local foi acrescentada uma nova seção, a 189ª. Na escola Dr. Narcizo José também foi acrescentada uma nova seção, a 190ª. As demais continuam nos mesmos locais das eleições anteriores.

O município conta com 59 seções eleitorais distribuídos em seis locais de votação nas escolas Padre Anchieta (13 seções), Odilon Batista Jordão (11), Hilda Holtz Carvalho (13), Maria de Lurdes Oliveira Iha (15), Dr. Narcizo José (3) e Terezinha Proença Yasuda (2).


Segundo o Cartório Eleitoral, 224 mesários, quatro por seção, foram convocados para auxiliar no processo eleitoral. Além deles, as Polícias Militar e Civil, os serventuários do Cartório e do Fórum e uma técnica de urna também estarão trabalhando no dia da eleição.

O promotor eleitoral, Dr. Ricardo Hildebrand Garcia, da 89ª Zona Eleitoral estará durante todo o dia percorrendo os locais de votação e acompanhando a eleição em Pilar do Sul.

Horário e ordem de votação
Em todas as seções eleitorais o horário de votação será das 8h às 17h. O eleitor votará na seguinte ordem: primeiro para vereador (5 dígitos) e depois para prefeito (2 dígitos).

Logo que digitar o número de seu candidato, aparecerá no painel da urna eletrônica o cargo disputado, o nome e a foto do candidato, assim como a sigla do partido político. O painel referente ao candidato a prefeito aparecerá, ainda, a foto e o nome do candidatos a vice. Para confirmar o voto aperte a tecla verde. Para corrigir aperte a tecla laranja e ou para votar em branco basta apertar a tecla branca, lembrando que é permitido levar uma 'cola'.

Justificativa
Para quem está fora do seu domicílio eleitoral e não vai votar, é preciso justificar a falta. O Cartório Eleitoral informou o eleitor poderá justificar em qualquer uma das 56 seções eleitorais, em todas as escolas, onde também estará disponível o formulário para justificativa.

Documento para votar
Mesmo quem perdeu o título pode votar. Basta comparecer munido de um documento com foto - pode ser carteira de identidade, de motorista, de trabalho, até passaporte - mas tem que ser um documento oficial. E também precisar do número da seção em que vota. É possível consultar o número do título e o local de votação no site do Tribunal Superior Eleitoral (aqui). 

Celular
Não pode votar utilizando o aparelho celular, ou câmeras fotográficas, na cabine de votação. 

Bebida alcoólica
No estado de São Paulo não terá restrição de consumo e venda de bebidas alcoólicas no dia das eleições municipais. Mas o Código Eleitoral prevê punições a quem promover desordem que prejudique a eleição ou a quem descumprir quaisquer ordens ou instruções da Justiça.

Dúvidas e informações
Rua Doutor Campos Sales, 66 -  Centro - Piedade – SP
Telefone (15) 3244-5132 / 3244-2088 / Fax 3244-3335
No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

PUBLICIDADE