Exposição de fotos do Distrito do Cocaes, em Sarapuí, integrará projeto internacional


Moradores do distrito do Cocaes, a 10km do centro de Sarapuí, terão suas fotografias expostas no lado de fora da escola municipal Honorina Holtz do Amaral.

A ação é uma iniciativa da jornalista Fernanda Gehrke e da professora Lucimara de Almeida.

A primeira reunião sobre o projeto foi realizada na escola no dia 21 de novembro, com a participação de professores e pais de alunos. 

A exposição integrará o projeto Inside Out, do fotógrafo francês JR, que consiste em expor retratos em locais públicos, impressos em preto e branco, em grandes dimensões. Mais de 120 mil retratos já fizeram parte de exposições do Inside Out em todo o mundo. JR tem grande afinidade com o Brasil e mantém um centro cultural na favela da Providência, no Rio de Janeiro, chamado Casa Amarela, desde 2009. Em 2016, sua equipe realizou algumas ações e exposições no Rio de Janeiro durante os jogos olímpicos. 

"A proposta do projeto é, por um lado, realizar, em Sarapuí, uma exposição pública que integre a série de mostras do projeto pelo mundo. Por outro lado, aproveitar a oportunidade para dialogar com a comunidade da localidade do Cocaes, particularmente alunos, professores e demais frequentadores da escola, sobre arte, fotografia e questões correlatas", explica Fernanda Gehrke.  

As fotos foram feitas na escola no dia 28 de novembro e enviadas digitalmente para a equipe do artista, que imprimiu os pôsteres no estúdio, em Paris. Eles foram remetidos a Sarapuí para a montagem da mostra e chegaram no dia 20 de dezembro. 

No dia 21, o pacote com os pôsteres foi aberto na escola. A previsão é que a exposição seja montada em janeiro. Será organizado um mutirão para colagem das fotos nos muros e paredes externas da escola.

É possível acompanhar o andamento do projeto pelo blog: www.insideoutsarapui.blogspot.com

Por: Fernanda Gehrke / Foto: Divulgação.
Compartilhar no Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. Editor responsável pelo Blog do Sérgio Santos. Registro de Jornalista MTB 51.754 / SP.
    Comentar
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário