PM apreende 879 maços de cigarros ilegais e detém comerciante por contrabando


Cigarro e linhas com cerol apreendidos / Foto: Divulgação.
Um comerciante de 34 anos foi detido pela Polícia Militar na tarde desta quarta-feira (14) em Pilar do Sul acusado de contrabando.

No estabelecimento dele, no Jardim Nova Pilar, os policiais apreenderam 879 maços de cigarros, possivelmente contrabandeados do Paraguai.

A ocorrência teve início quando os PMs, cabo Claudinei e o soldado Feitosa, patrulhavam o bairro e observaram adolescentes saindo do comércio com linhas e pipas. Indagados, os menores confirmaram que as linhas continham cerol e que as haviam comprado naquele estabelecimento.

Os PMs foram averiguar e o atendente do comércio confirmou a venda. O proprietário chegou em seguida e acompanhou os policiais nas buscas no interior do comércio, onde foram localizados 108 rolos de linhas de pipa, possivelmente contendo cerol, 14 bisnagas de cola vegetal e um saco plástico contendo um pó, parecido com vidro moído, que seria utilizado para a fabricação do cerol.

Ainda durante as buscas, os PMs localizaram 879 maços de cigarros, de variadas marcas e de procedência duvidosa, possivelmente contrabandeados do Paraguai.

O comerciante alegou que comprou os cigarros de um ambulante que conhece apenas de vista. As linhas de cerol adquiriu em São Paulo. Admitiu saber que o comércio desses produtos eram ilegais, mas comprava a pedido dos seus clientes.

Como se trata de crime federal, a ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia Federal em Sorocaba, onde o delegado Ricardo Fauvel de Godoy autuou o comerciante em flagrante acusado de contrabando e, como o crime é inafiançável, determinou a recolha dele à uma cadeia de Sorocaba, onde permanecerá até que a justiça decida o caso.

O crime de contrabando é tipificado pelo artigo 334-A do Código Penal (importar ou exportar mercadoria proibida) e prevê uma pena de 2 a 5 anos de reclusão.
Compartilhar no Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. Editor responsável pelo Blog do Sérgio Santos. Registro de Jornalista MTB 51.754 / SP.
    Comentar
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário