Espetáculo teatral ‘Temos Vagas’ se apresenta nesta segunda em Pilar do Sul


Cia Navega Jangada de Teatro realiza oficina sobre palhaços e sessão do espetáculo que presta homenagem ao mundo do circo

Na próxima segunda, 13 de março, Pilar do Sul, terra natal do Palhaço Bolinha*, recebe a Cia Navega Jangada de Teatro com sua trupe de palhaços e músicos reverenciando o mundo do circo.

Será realizada uma apresentação do espetáculo teatral ‘Temos Vagas’, às 14 horas, na Praça Cel. Fernando Prestes, além da oficina ‘Palhaçadas com Narrativa Musical’, às 18 horas no Centro Comunitário.

‘Temos Vagas’ é um espetáculo teatral infantil que nasceu do desejo de homenagear as trupes que, ainda hoje, circulam por esse mundo afora. E, pensando na tradição do Circo no Brasil, dois palhaços (acompanhados de uma banda ao vivo) trazem à cena diversos números consagrados no imaginário popular, como a ‘Mulher Barbada’, o ‘Homem mais forte do Mundo’ e o ‘Grande Mágico’. No enredo, esses palhaços disputam uma vaga para trabalhar em um grande circo que acaba de chegar à cidade. O dono do picadeiro resolve aplicar alguns testes para ver suas habilidades, mas, como não poderia ser diferente, esses patifes realizam diversas trapalhadas na tentativa de agradar o gosto do futuro patrão. Acompanhando e ressaltando as nuances da história, a música foi inteiramente composta para a encenação, trazendo referências de antigos temas musicais circenses e ritmos como Dixieland, Gypsy Jazz e Klezmer.

Talita Cabral e Rodrigo Régis, fundadores da Cia Navega Jangada, e Marcela Sampaio, unem suas experiências artísticas na linguagem do palhaço e da música para ministrar a oficina ‘Palhaçadas com Narrativa Musical’ que tem como objetivo apresentar conceitos e técnicas básicas de improvisação de clown, despertando possibilidades de comunicação corporal usando a narrativa musical como indutor desse processo.

A oficina, com duração de até 3 horas, é gratuita, indicada para maiores de 14 anos e contará com até 30 vagas. Para saber mais sobre as oficinas: (15) 3278-3676 (Sectur). O espetáculo é indicado para todas as idades.

Esta ação foi contemplada pelo Edital ProAC 08/2016, de apoio à projetos de Circulação de Espetáculos de Artes Cênicas para o público infantil e/ou juvenil no estado de São Paulo. Ao todo, o projeto contempla 6 cidades, escolhidas também por serem a terra natal de alguns palhaços famosos (ou famílias circenses): Votorantim, São Miguel Arcanjo, Pilar do Sul, Espírito Santo do Pinhal, São João da Boa Vista e Campinas.

Para saber mais sobre a Cia Navega Jangada, acesse: www.navegajangada.com.br

13 de março (segunda) às 14h
Espetáculo ‘Temos Vagas’
Clown | 65 min | livre | gratuito
Com Cia Navega Jangada de Teatro (Santo André – SP)
Praça Coronel Fernando Prestes

13 de março (segunda)_ às 18h
Oficina ‘Palhaçadas com Narrativa Musical’
3 horas de duração | maiores de 14 anos | 30 vagas
Centro Comunitário - Rua Major Euzébio de Moraes Cunha, 297.
Com Talita Cabral e Rodrigo Régis, fundadores da Cia Navega Jangada de Teatro

Escopo_ Os participantes serão apresentados a conceitos e técnicas básicas de improvisação de clown, com o objetivo de despertar novas possibilidades de comunicação corporal usando a narrativa musical como indutor desse processo. Com até 3 horas de encontro, os participantes poderão exercitar a coletividade e a atenção, descobrir novas possibilidades corporais, investigando e relacionando os sons aos seus movimentos e ações, construir esquetes cômicas e entender um pouco do funcionamento da criação artística dessa linguagem.

Por Assessoria de Imprensa / Escritório de Ideias.
Fotos: Divulgação.

*Altamiro Pedroso de Almeida (foto), o Palhaço Bolinha, nasceu em Pilar do Sul, em dezembro de 1940. Faleceu em 23 de maio de 1999. Segundo o livro 'A Magia do Circo: Sacrifícios e Superações', de Israrel Foguel, Altamiro Pedroso de Almeida foi um ator, humorista e um grande palhaço brasileiro.

Compartilhar no Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. Editor responsável pelo Blog do Sérgio Santos. Registro de Jornalista MTB 51.754 / SP.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

  1. Como Altamiro Pedroso Da Silva, Silvano Alves e muitas outras pessoas famosas que sairam tbm de Pilar Do Sul para fazer sucesso la fora seja eles cowboys, cantores, palhaços, jogadores de futebol, basquete, baisebol etc. A essas pessoas primeiramente parabens vcs merecem e aquele muito obrigado por levarem o nome da cidade de Pilar Do Sul por cidades e paises a fora Deus abençõe vcs todos.

    ResponderExcluir