IBGE inicia o Censo Agropecuário em Pilar do Sul


FOTO: SÉRGIO SANTOS.
AGÊNCIA BRASIL - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai a campo para identificar e conhecer as características e a produção dos estabelecimentos agropecuários do Brasil.

A pesquisa para o Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2017 começou nesta segunda-feira (2) e visitará mais de cinco milhões de estabelecimentos até fevereiro de 2018, de acordo com informações da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead).

De acordo com a secretaria, serão cerca de 19 mil recenseadores percorrendo todo o território brasileiro para coleta de dados nos 5.570 municípios. A pesquisa trará informações sobre a produção, equipamentos usados, localização, entre outros pontos.

A coleta de dados será realizada nos estabelecimentos agropecuários no território nacional, o que abrange unidades de produção ou exploração dedicada, total ou parcialmente, atividades agropecuárias, florestais e aquícolas, independentemente do tamanho e forma jurídica.

O IBGE incentiva que os agricultores recebam as equipes do Censo. "Eles precisam se fazer visíveis. A gente sabe que os agricultores familiares são responsáveis por uma parcela muito significativa da produção de alimentos e o Censo é uma forma de afirmar isso", diz o coordenador técnico do Censo Agro no Distrito Federal, João Carlos de Lima.

A secretaria informou ainda que os recenseadores estarão devidamente uniformizados, portando crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC).

Pilar do Sul

O Posto de Coleta do Censo Agropecuário do IBGE em Pilar do Sul fica localizado em uma sala anexa ao PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) no Recinto Municipal de Eventos Chico Mineiro e é responsável também pelos municípios de Alambarí e Sarapuí.

O posto conta com seis recenseadores, coordenados por Cleiton Soares da Silva, agente censitário regional, e Luiz Roberto de Camargo Maciel, agente censitário supervisor dos recenseadores.
Os recenseadores estarão uniformizados e identificados com crachá do IBGE / Fotos: Sérgio Santos.

Compartilhar no Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. Editor responsável pelo Blog do Sérgio Santos. Registro de Jornalista MTB 51.754 / SP.
    Comentar
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário