Prefeitura inicia ações para reorganizar o centro, coibir excessos e som alto


NOTA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PILAR DO SUL

Atendendo a reivindicação de moradores e comerciantes, em parceria com a Polícia Militar e o Departamento Municipal de Trânsito (DETRANPS), a Prefeitura de Pilar do Sul intensificou a fiscalização para coibir os excessos e som automotivo acima do volume permitido, principalmente nos finais de semana à noite, na área central.

Ao mesmo tempo que pretende dialogar e oferecer opções saudáveis de lazer e diversão para os jovens, a administração municipal está preocupada com a ocupação desordenada e excessos cometidos por alguns nos entornos das praças Padre Luiz Trentini e Coronel Fernando Prestes.

Não é objetivo da Prefeitura restringir a diversão dos jovens, mas garantir que as praças, as ruas e os espaços públicos sejam ocupados de forma saudável e consciente, sem poluição sonora e visual, para que a diversão de uns, não seja a perturbação do sossego de outros. Além da fiscalização do som alto, a Prefeitura realizará, em parceria com a Polícia Militar e o Conselho Tutelar, fiscalização quanto a venda, distribuição e consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade.

Vale a pena salientar, que a área central foi a primeira região habitada do nosso município e, além dos comércios, das Igrejas e das praças, existem moradores, muitos deles idosos, que merecem e devem ser respeitados.

Eventos culturais e esportivos mobilizam jovens e a população

Através das secretarias de cultura e de esportes, a Prefeitura desenvolve projetos culturais e esportivos de forma direta, ou em parceria com diversas entidades e instituições. Por exemplo, entre os dias 6 e 15 de outubro, em parceria com o Grupo Escarafunchar, foi realizado a I Mostra Viva, com programações culturais em diversos bairros e espaços públicos e em diversos horários. 

Um exemplo muito bem-sucedido foi a Feira da Cigana que ocorreu em maio na Praça Gabriel Válio e as tardes de lazer que ocorrem frequentemente por lá. Às quartas-feiras a noite acontecem aulas de dança gaúcha, abertas ao público em geral no centro comunitário, além das oficinas culturais que atendem crianças de três anos de idade à idosos e acontecem na sede da Sectur, no AACA, no Projeto Somos da Paz (Nova Pilar e Campestre) e ainda na escola Cida Rechineli (Santa Cecília.

No mês de novembro ocorrerá ainda pocket shows na praça Padre Luiz Trentini e atividades na pista de skate, com o objetivo de proporcionar cada vez mais entretenimentos saudáveis e consciente para a população.

Com a sociedade civil organizada, empresas e comércios, o poder público municipal está mobilizando o turismo pilarense. Em conjunto com a sociedade aprovamos o Plano Diretor do Turismo Pilarense, uma documentação com avanço considerável para a cidade, onde um dos pontos em destaque é a segurança.

No esporte, mantemos escolinhas de diversas modalidades esportivas para crianças e adolescentes. Está em andamento os campeonatos de futebol de campo e futsal. Atividades esportivas diferenciadas vêm fazendo sucesso, como a corrida de pedestres que será realizada pela segunda vez em 2017, além de outras modalidades como o Kart Cross e Velo Cross, que foram e serão realizadas no recinto de Festas Chico Mineiro.

Em parceria com a secretaria de educação e entidades locais, algumas atividades vêm sendo desenvolvidas, como palestra sobre drogas e sobriedade; diálogo com os grêmios estudantis das quatro escolas estaduais; e a feira de profissões. Eventos de grande importância na prevenção de riscos e auxiliam os nossos jovens a alçar voos para o futuro.

Ações para evitar excessos e proporcionar segurança no centro

Depois de diversas reuniões a Prefeitura definiu algumas ações que serão implementadas, como a fiscalização pelos agentes de trânsito quanto ao som automotivo com volume acima do permitido pela Lei Municipal nº 2.804/2013 e, em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil e Conselho Tutelar, fiscalização quanto a venda, distribuição e consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade e tráfico e consumo de drogas ilícitas.

Esperamos com essas ações reorganizar as atividades na região central, principalmente nos finais de semana. Se elas não surtirem efeitos, num segundo momento implementaremos ações mais incisivas utilizando ferramentas, equipamentos e recursos para que a Lei seja cumprida, inclusive com a apreensão de equipamentos e de veículos em desacordo com a legislação vigente.

Contamos com a compreensão de todos, jovens, moradores e comerciantes, e conclamamos os pais que alertem seus filhos sobre as infrações que eventualmente praticam, e suas implicações, judiciais e administrativas que estão sujeitos.

Antônio José Pereira
Prefeito

Marcos Augusto de Gois Vieira
Secretário de Governo, Segurança Comunitária e Trânsito

Prefeitura Municipal de Pilar do Sul

Compartilhar no Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. Editor responsável pelo Blog do Sérgio Santos. Registro de Jornalista MTB 51.754 / SP.
    Comentar
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário