Aulas da rede municipal de ensino de Pilar do Sul começam nesta terça-feira


Pilar do Sul tem 6.363 estudantes do ensino infantil ao supletivo
Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília/GDF
O ano letivo da rede municipal de ensino começa nesta terça-feira (6) para 3.601 alunos matriculados nas 14 unidades escolares de Pilar do Sul, entre creches, pré-escolas, ensino fundamental e especial.

Segundo as informações da Secretaria Municipal de Educação (SEED), funcionários e gestores da educação retomaram o trabalho no dia 1º de fevereiro e os professores no dia seguinte. Na segunda-feira (5), a partir das 9 horas no auditório da SEED, haverá uma palestra com os profissionais de educação.

A rede municipal conta com sete escolas de educação infantil (EMEI) - pré-escola, com 1.648 alunos: Guaracy Guerreiro Góes (Jardim Campestre), Aparecida Maria da Silva (Jardim Marajoara), Célia Antunes de Proença (Jardim Nova Pilar), Teresinha Maria de Proença Yasuda, escola de período integral Eli Aparecida Leite (ambas no centro), Jane Rechineli Piloto e Eleni Barros Trindade (ambas no Jardim Pinheiro).

Seis escolas de ensino fundamental (EMEF) - primeiro ao quinto ano, com 1.819 alunos: Hilda Holtz Carvalho (Nova Pilar), Maria de Lourdes Oliveira Iha (centro), escola de tempo integral Maria Aparecida Perches (Santa Cecília), escola de tempo integral Narcizo José (Nova Pilar), Saturnino Dias de Góes (Paineira) e Masajiro Ogawa (Pinhalzinho), as duas últimas na zona rural.

O município conta ainda com a escola de educação especial Edna Aparecida Ferreira (bairro Santa Cecília) que atende 134 alunos divididos em 13 turmas de diferentes níveis de aprendizagem, com inclusão.

Em regime de colaboração com Comunidade Cristã Pilarense (CCP) a rede municipal atende ainda 160 crianças nas fases de berçário I e II – com idades entre 4 meses a 2 anos. 

Segundo a SEED, a rede conta 182 professores efetivos, 24 auxiliares de desenvolvimento da educação básica, os ADEBs, 14 diretores e 11 coordenadores pedagógicos nas equipes gestoras. O quadro conta com cerca de 400 servidores, incluindo os funcionários dos setores operacionais como merendeiros, inspetores de alunos, limpeza, motoristas, zeladores, equipe de reparos e manutenção, coordenadoras municipais, estagiários e profissionais multidisciplinares.

O setor de educação é o consome o maior percentual de investimento da Prefeitura Municipal de Pilar do Sul. Do total de R$ 65 milhões do orçamento do ano 2018, R$ 25,7 milhões serão gastos pela Prefeitura com a educação.

Novidades para 2018

Recentemente a SEED fez a aquisição do prédio da EMEI Célia Antunes de Proença (creche do Jardim Nova Pilar), que antes pertencia a CCP, que foi incorporada a rede municipal de ensino. Além disso foi reativada a escola Eli Aparecida Leite (centro) - onde funcionava a extensão da EMEI Aparecida Maria da Silva, para opção de período integral.

Segundo a SEED, outra mudança importante foi a divisão da demanda das escolas de ensino fundamental, em tempo integral, com a Cida Perches (Santa Cecília) abrigando os alunos do 1º, 2º e 3º anos e a Narcizo José (Nova Pilar) os alunos de 4º e 5º anos.

Uma das novidades deste ano é a implantação da Secretaria Escolar Digital (SED), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. Por meio dessa plataforma na internet, os pais poderão acompanhar notas e frequência de seus filhos, rendimento escolar e imprimir a carteirinha de estudante. 

Alunos da rede estadual voltaram as aulas na quinta, 1

A volta as aulas para os 2.762 alunos da rede estadual aconteceu na quinta-feira, 1º de fevereiro.

A principal mudança para este ano foi a implantação do Programa de Ensino Integral (PEI) de ensino médio na escola vereador Odilon Batista Jordão para 420 alunos, distribuídos em 12 classes e 12 salas da aula.

Com a mudança, todos os alunos do ensino fundamental e os do ensino médio que não aderiram ao programa foram remanejados do Odilon para outras escolas da rede.

Com as alterações realizadas pela Diretoria Regional de Ensino, a escola Maria Apparecida Mendes Silva Lacerda (Cida Lacerda – Jardim Colina) ficou apenas com alunos do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e os do EJA (supletivo), um total de 621 alunos distribuídos em 20 classes em 8 salas de aula.

A escola Maria Aparecida Rechineli Modanezi (Rechineli – bairro Santa Cecília) conta com 539 alunos dos ensinos fundamental e médio, em 18 classes e 9 salas de aula.

A escola Padre Anchieta, no bairro Santa Cecília, é a escola com a maior quantidade de alunos: 1.182 - dos ensinos fundamental e médio, em 37 classes e 15 salas de aula.

No total, Pilar do Sul tem 6.363 estudantes dos ensinos infantil, fundamental, médio, especial e supletivo.

Fonte: Portal Pilar News.

Compartilhar no Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. Editor responsável pelo Blog do Sérgio Santos. Registro de Jornalista MTB 51.754 / SP.
    Comentar
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário