Eleitores voltam as urnas nesse domingo para eleger governador e presidente



Em Pilar do Sul, 21.662 eleitores, em 61 seções eleitorais distribuídas em seis locais de votação, voltam às urnas neste domingo (28) para eleger o próximo governador do estado e o próximo presidente da república.

Na disputa pela administração do estado estão João Dória, do PSDB, e Márcio França, do PSB, enquanto que para presidente Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) disputam o voto de 147 milhões de brasileiros.

Assim como no primeiro turno, os locais de votação, definidos pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE), são as escolas Padre Anchieta (13 seções), Odilon Batista Jordão (11), Hilda Holtz Carvalho (13), Maria de Lurdes Oliveira Iha (15), Narcizo José (5) e Terezinha Proença Yasuda (4). 

Justificativa

O eleitor que estiver fora do seu domicílio eleitoral poderá justificar a falta em qualquer uma das 61 seções eleitorais. Em todos os locais de votação estará disponível o formulário para justificativa.

Horário e ordem de votação

Em todas as seções eleitorais o horário de votação será das 8h às 17h. O eleitor votará primeiro para governador e, por último, presidente.

Logo que digitar o número de seu candidato, aparecerão no painel da urna eletrônica o cargo disputado, os nomes e as fotos dos candidatos. Para confirmar o voto aperte a tecla verde. Para corrigir aperte a tecla laranja e ou para votar em branco basta apertar a tecla branca, lembrando que é permitido levar uma 'cola'.

Documento para votar

Mesmo quem perdeu o título pode votar. Basta comparecer munido de um documento com foto - pode ser carteira de identidade, de motorista, de trabalho, até passaporte - mas tem que ser um documento oficial. E também precisar do número da seção em que vota.

Nessa eleição, pela primeira vez, o eleitor que já fez o cadastramento biométrico poderá utilizar o e-Título, o título eleitoral digital, para se identificar junto a mesa receptora. Por meio do aplicativo para celular, o eleitor terá o acesso rápido e fácil às suas informações junto à Justiça Eleitoral, tais como: via digital do documento, informações sobre sua situação eleitoral e o seu local de votação.

Celular e máquina fotográfica

Dentro da cabina de votação é expressamente proibido fotografar ou filmar a votação.

Bebida alcoólica

No estado de São Paulo não terá restrição de consumo e venda de bebidas alcoólicas no dia da eleição. Mas o Código Eleitoral prevê punições a quem promover desordem que prejudique a eleição ou a quem descumprir quaisquer ordens ou instruções da Justiça.

Manifestação

No dia da votação é permitida manifestação individual e silenciosa da preferência pelo partido ou candidato, com uso somente de bandeiras, broches, dísticos e adesivos.

É expressamente proibido fazer boca de urna no dia da eleição, ou seja, divulgar propaganda de partidos ou candidatos.

Transporte de eleitores

O transporte de eleitores será feito pela Ralip, empresa concessionária de transporte público em Pilar do Sul. Os ônibus sairão do centro às 7h30, 11h e 17h30 e dos bairros às 8h e 11h30.

Os bairros atendidos serão: Jardim Cananéia, Pone Alta, Paineira, Caxangá, Lageado/Bom Retiro, Meia Légua, Pinhal de Baixo, Alegre/Chapadão, Turvo dos Góes/Matão, Pinhal de Cima, Barra/Boa Vista, Moquem/Pombal/Lavrinha, Ilha de Cima, Ilha de Cima, Ilha de Baixo/Turvo dos Antunes e São Manoel/Bela Vista.

Posto eleitoral

O Posto Eleitoral de Pilar do Sul estará aberto no domingo, durante o período de votação, para acompanhar a eleição, tirar dúvidas de eleitores e realizar diligências que se fizerem necessárias para o bom andamento do pleito.

A Justiça Eleitoral designou o promotor público Renato Augusto Valadão para acompanhar e fiscalizar os locais de votação em Pilar do Sul.

O corpo logístico montado para realizar a eleição em Pilar do Sul será composto por 240 mesários, 17 serventuários do Fórum local que trabalharão na organização eleição na cidade, além das equipes das Polícias Militar e Civil que estarão de prontidão garantindo a segurança e o bom andamento do processo eleitoral.

Dúvidas e informações

Posto de Atendimento Eleitoral de Pilar do Sul - Atendimento das 12h às 18h (segunda à sexta-feira) e excepcionalmente das 8h às 17 horas no domingo, 7 de outubro - Rua Orlando de Almeida Sales, 265 (em frente à rodoviária) Telefone: (15) 3278-2488.

Cartório Eleitoral de Piedade (sede 89ª Zona Eleitoral) - Rua Doutor Campos Sales, 66 - Centro - Piedade (SP) – Telefones: (15) 3244-5132 / 3244-2088 / Fax 3244-3335.



Compartilhar no Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. Editor responsável pelo Blog do Sérgio Santos. Registro de Jornalista MTB 51.754 / SP.
    Comentar
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário