Homem é hospitalizado após ser picado por escorpião no centro de Pilar do Sul


Rapaz foi vestir a calça, não viu o escorpião escondido dentro dela e foi picado

O escorpião foi guardado em um pote de vidro/Foto: Divulgação.
Um garçom de 24 anos foi atendido na Santa Casa na tarde deste domingo (16) após ser picado por um escorpião amarelo (tityus serrulatus) em sua residência, no centro de Pilar do Sul.

O acidente aconteceu por volta de 15 horas. Segundo o relato da vítima, ele foi vestir a calça, o escorpião estava escondido dentro dela e o picou na perna.

Roberto Rasquinho Hemmel Júnior foi socorrido por familiares à Santa Casa, onde foi imediatamente atendido no Pronto Socorro pelo médico Jeferson Gomes de Oliveira.

A nossa reportagem, o médico contou que o paciente apresentava dor intensa no local da picada, que foi medicado com analgésicos e liberado.

“Apesar da dor, os sintomas eram leves, por isso não foi necessária a aplicação do soro antiescorpiônico, que apenas é utilizado em casos moderados e graves. Ou seja, em pacientes com sintomas de vômitos, tontura, confusão mental, e/ou queda da pressão arterial”, disse Dr. Jeferson.

O médico alerta que a picada de escorpião provoca dor intensa e, principalmente, em crianças e idosos pode levar a óbito. “Quando picada a pessoa deve procurar imediatamente o Pronto Socorro”.

O médico alerta ainda que o soro antiescorpiônico, administrado em casos moderados e graves, é aplicado apenas no Hospital Regional em Sorocaba, portanto quanto mais rápido a pessoa for socorrida, mas chances terá de se salvar.

Recomendação

A população deve conservar quintais, jardins e terrenos baldios limpos, sem pilhas de tijolos, telhas, madeiras, restos de material de construção, entulhos, garrafas ou qualquer objeto que sirva de abrigo para esses animais.

Dentro de casa, a orientação é instalar tampas em ralos e vedar frestas, buracos vãos e fendas existentes nas moradias. 

Os moradores devem, ainda, manter limpas garagens e dispensas, além de conservar o lixo em sacos plásticos ou recipientes fechados com tampa.

Os ralos de banheiros são os pontos mais comuns de entrada dos escorpiões. Nestes locais devem ser usados telas ou ralos com dispositivos vedantes. Também deve ser feita a limpeza com água sanitária.

Compartilhar no Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. Editor responsável pelo Blog do Sérgio Santos. Registro de Jornalista MTB 51.754 / SP.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários:

  1. Concordo que a população tem que manter limpo suas casas e quintal.mais tbm a prefeitura de Pilar do sul não vem colaborando cm a limpeza da cidade!tá bem largada a cidade de Pilar do sul.e o imposto chega!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que? Vc deve estar falando de outra cidade só pode, a administraçao atual é a que mais fez pela cidade ate agora.

      Excluir