APPC celebra início da colheita da uva Pilar Moscato em Pilar do Sul


A expectativa de colheita é de 470 toneladas da fruta, aumento de 30% em relação a safra anterior

A Cooperativa Agroindustrial APPC (Associação Paulista dos Produtores de Caqui) realizou no sábado (19) a cerimônia oficial de início da colheita da uva Pilar Moscato.

O evento foi realizado na propriedade de Carlos Akira Morioka, presidente da APPC, e contou com aproximadamente 200 pessoas, entre autoridades, fornecedores, compradores, distribuidores e parceiros da entidade.

Os convidados foram recepcionados com um ‘fruit break’ no recinto Chico Mineiro, mesmo local onde foi realizado o almoço e um leilão beneficente em prol da Associação do Bem Estar do Menor (Assobem Kanguru).

No sítio de Akira Morioka foi realizada uma celebração budista de agradecimento pela boa safra e colheita da fruta e uma palestra explicativa sobre o processo de produção, desde o plantio, o trato e manejo com as plantas e a colheita da fruta.

A uva Pilar Moscato se destaca pelo seu alto teor de doçura, com no mínimo 18 graus brix, contra 14 graus brix das uvas tradicionais, e por não ter semente, além de ser até cinco vezes mais caras que as uvas tradicionais.

Expectativa de colheita

A expectativa de colheita da uva Pilar Moscato para a safra 2018/2019 é de 470 toneladas, um aumento de 30% em relação a safra anterior.

Para Vitor Bom, engenheiro agrônomo da APPC, o aumento se deve a fatores climáticos favoráveis, o aumento da área plantada e a idade das plantas, que, na sua maioria, estão chegando à fase produtiva ideal.

A Cooperativa Agroindustrial APPC conta com 38 cooperados, dos quais 28 produzem a uva Pilar Moscato. A área plantada da fruta é de 70 hectares em Pilar do Sul.

Fotos: Sérgio Santos.


Compartilhar no Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. Editor responsável pelo Blog do Sérgio Santos. Registro de Jornalista MTB 51.754 / SP.
    Comentar
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário